Sólidos Platónicos (2D Wireframe)
Sólidos Platónicos (Shaded)
Comandos
Tetraedro
Polygon - 3 lados
edge - 0,0 - 1,0
3d face - seleccionar 3 pontos - enter enter
shade para ver que a superficie ficou 3d, ou seja fica com uma cor diferente
agora as identidades estao sobrepostas, apagar a 1as linhas do polygon
erase-all-remove-last
mirror e copy para ficarem 3 triangulos à volta do 1º
vports - setup 3d
four:left
agora rodar os triangulos para descobrir o vertice
mas as coordenadas precisam de uma nova orientação
ucs- 3points- midpoint da charneira, vertice do triangulo, e um ponto perpendicular à charneira @0,0,10 (um ponto qualquer em Z tipo 10)
circle - no midpoint da charneira e no vertice, agora ficou com uma nova orientação
agora um novo ucs para o outro lado
ucs de origem - world, e voltar a fazer os mesmos passos @ e tal, e novamente a circunferencia no outro triangulo, agora temos uma intersecção de 2 circunferencias
ucs - world
align - 1ponto na origem, e 2ponto no fim da origem, 3ponto no vertice e na intersecção das circunferencias la em cima
fazer o resto, vai formar uma piramide
3dorbit - botao direito do rato - other navigation modes - continuos orbit
Octaedro
pol - 4 - edge - 0,0 - 1,0
ucs - 3points- deve conter 2 vertices diagonais e um no eixo Z @0,0,10
2 circunferencias com raio 1 em centros diferentes dá uma intersecção
ucs - world
3dface - fazer os triangulos em volta do quadrado
3 vertices - enter enter
dps fazer um rotate de 180 graus
Dodecaedro
plan - enter enter
polygon - 5 - edge - 0,0 - 1,0
3dface - 0,0 (1º) - 2º - i - 3º - 5º - 4º
shade
list - seleccionar o pentagono -
filter (ajuda a selecionar as coisas especificas)
(para apagar apenas a polylinha) erase - 'filter - selecionar no menu "polyline" - add to list - apply - all - enter - enter
list - selecionar o pentagono - (tem de ter so 2 faces)
mirror - selecionar o pentagono - charneira (ponto 2 e 3) - -
mirror - selecionar o pentagono - charneira (ponto 1 e 2) - -
vp - 315 , 30
line - selecionar o primero ponto - per - selecionar a linha perpendicular
ucs - 3 - indicar os 2 pontos do eixo x - @0,0,10
circle - centro no ponto - raio no 2º ponto
ucs - world -
line - selecionar o primero ponto - per - selecionar a linha perpendicular
ucs - 3 - indicar os 2 pontos do eixo x - @0,0,10
circle - centro no ponto - raio no 2º ponto
ucs - world -
align - e selecionar os pontos para rodar a face
circle - 3p - selecionar 3 pontos do pentagono
array - selecionar a face a rodar - po - cen - (centro da circunferencia) - 5 - 360 -
copiar a parte de baixo e utilizar o comando align para rodar e criar o dodecaedro
Icosaedro
Polygon - 5 - e - 0,0 - 1,0
vports - setup:3d - four:left
polygon - 3 - e - 0,0 - 1,0
ucs - y - 90 -
circle
3dface
Com o tetraedro...
Box - 0,0,0 - 1,1,1
slice - selecionar o cubo - 3points - 3 pontos na face que queremos
fazer o resto para os outros
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